Páginas

sexta-feira, junho 24, 2011


Mapas Conceituais

0
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.

Existem várias ferramentas onde podemos construir mapas conceituais e abaixo vamos colocar algumas delas e seus tutoriais.

BIZAGI

BizAgi Process Modeler é uma ferramenta para criação de fluxogramas, mapas mentais e diagramas em geral. Permite aos usuários organizarem graficamente vários processos e as relações existentes em cada etapa. Essa estruturação é uma maneira eficiente de visualizar um processo como um todo, identificando problemas e apontando a solução para eles. Clicando aqui vocês podem acessar um tutorial desse programa, assistir a um vídeo que fala sobre o uso do progama  e também baixá-lo no computador.


CMAP TOOLS

Clicando aqui vocês poderão acessar um tutorial com as noções básicas do Cmap Tools, ou clicando aqui vocês podem acessar um tutorial para esse programa no Linux.  No link abaixo vocês encontram um tutorial em forma de mapa conceitual que fala tudos sobre Mapas Conceituais e o Cmap Tools.
 http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/mapas_conceituais/paginas/tutorial_indice.html. Abaixo um vídeo muito interessante mostrando como usar essa ferramenta.





TEST2MINDMAP

Ferramenta de construção de mapas on line bem simples, acesse clicando aqui.
Agora mãos à obra, escolha uma ferramenta e construa você também o seu mapa conceitual.



0 comentários:

Postar um comentário